domingo, 2 de agosto de 2009

Simulado do ENEM

01)Com o objetivo de trabalhar com seus alunos o conceito de volume de sólidos, um professor fez o seguinte experimento: pegou uma caixa de polietileno, na forma de um cubo com 1 metro de lado, e colocou nela 600 litros de água. Em seguida, colocou, dentro da caixa com água, um sólido que ficou completamente submerso.
Considerando que, ao colocar o sólido dentro da caixa, a altura do nível da água passou a ser 80
cm, qual era o volume do sólido?
(A) 0,2 m3
(B) 0,48 m3
(C) 4,8 m3
(D) 20 m3
(E) 48 m3

02) A evolução da luz: as lâmpadas LED já substituem com grandes vantagens a velha
invenção de Thomas Edison.
A tecnologia do LED é bem diferente das lâmpadas incandescentes e das fluorescentes. A
lâmpada LED é fabricada com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, ele emite luz. O resultado é uma peça muito menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior. Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto. Há um problema, contudo: a lâmpada LED ainda custa mais caro, apesar de seu preço cair pela metade a cada dois anos. Essa tecnologia não está se tornando apenas mais barata. Está também mais eficiente, iluminando mais com a mesma quantidade de energia.
Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome. As lâmpadas LED convertem até 40%. Essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente.
A evolução da luz. Veja, 19 dez. 2007.
Considerando que a lâmpada LED rende 100 mil horas, a escala de tempo que melhor reflete a
duração dessa lâmpada é o:
(A) dia.
(B) ano.
(C) decênio.
(D) século.
(E) milênio.

2 comentários:

Renato HappyBlue disse...

Sandra, minha querida amiga! Parabéns pelo seu aniversário! Que no dia de hoje louvado seja Deus! Felicidades, Amor, Saúde, Paz e Muita Luz para a sua Vida! Um super beijo com carinho de um amigo que muito te gosta, Renato_ò/

ps. Desculpe-me... Meu comentário não faz relação com o seu artigo, mas gostaria de deixar o meu carinho aqui no seu blog também... Ah! Cuidado para não queimar o arroz neste domingo, viu? rs Mais um Smack de Luz!

Quiosque Azul

Gabriel Dias disse...

Olá !
Gostei muito do seu blog e apartir de agora vou seguir os posts.
Eu tenho um blog também sobre ciência avançada e matemática.
Blog do NEMO http://gdpais.blogspot.com/

Espero que possamos compartilhar leitores e muita matemática !

abraços